Projeto de visibilidade a quem vive com HIV retoma loja virtual com novos produtos

Diário

Projeto de visibilidade a quem vive com HIV retoma loja virtual com novos produtos
Foto: Divulgação

Muitas pessoas que vivem com HIV e fazem o tratamento correto levam uma vida normal e saudável graças à evolução da ciência que, por meio da pesquisa, avançou. Os novos medicamentos têm eficácia para inibir o vírus no organismo e quase não causam efeitos colaterais aos pacientes. Mas se existe tratamento eficaz e vida saudável para quem vive com HIV, por que algumas pessoas ainda têm medo de fazer exame, descobrir a sua sorologia e, ainda, não falam com naturalidade a respeito do tema?

Foi pensando em naturalizar e humanizar as pessoas que vivem com HIV e, principalmente, para levar informações ao público que, há quatro anos, o santa-mariense Lucian Ambrós, 33 anos, lançou o projeto Posithividades. Por meio das redes sociais, ele informa e acolhe pessoas que vivem com HIV. Agora, a lojinha virtual, que estava em pausa, foi retomada com o lançamento de produtos exclusivos desenhados por ele voltados à visibilidade, prevenção e informação.

VÍDEO: com pouco movimento e muita saudade, mais um cinema reabre em Santa Maria

Uma das novidades é um rótulo adesivo para controle dos medicamentos. Ambrós conta que a ideia surgiu após conversas entre os seguidores, pois muitas pessoas que precisam tomar a medicação diária acabam tendo vergonha do rótulo do remédio, além de se esquecerem se os tomaram. Com o adesivo, é possível marcar os dias da ingestão dos comprimidos, além dele conter um lembrete de quando já está na hora de buscar mais. Ele ainda pode ser reutilizado dependendo da caneta usada.

– A ideia é facilitar quem toma medicação para HIV, mas também serve para qualquer pessoa que toma medicação controlada e se perde – acrescenta Ambrós.

Outro produto disponível é um porta-comprimido desenvolvido em impressora 3D em plástico biodegradável inspirado nas embalagens de Tic Tac, fácil de levar para todos os lugares.

Indetectável = Intransmissível 

Além das funcionalidades, a loja também conta com camisetas que buscam ampliar o debate em torno da sorologia das pessoas, incentivar a realização de testes, a adesão ao tratamento – disponível de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e, também, popularizar termos como “indetectável = intransmissível”. 

Conforme Lucian, a pessoa que vive com HIV, faz o tratamento correto e se torna indetectável (presença de vírus no organismo tão baixo que não se detecta) por mais de seis meses, tem uma série de benefícios, entre eles, não transmitir o vírus via sexual, poder ter filhos que não serão soropositivos, além de manter o organismos saudável e com boa imunidade para combater doenças oportunistas. 

– Muitas pessoas não sabem o que é ser indetectável. Uma vez, lembro que fui em uma entrevista de emprego com a camiseta escrita “indetectável”, e a pessoa me perguntou o porquê, se ela estava me vendo. Eu expliquei sobre o meu projeto e o que significava aquela palavra, e ela ficou surpresa dizendo que nunca tinha ouvido falar sobre – completa Ambrós.

Projeto se readapta para comemorar 20 anos de animação

Desde 2017, o projeto, desenvolvido pelo administrador de empresas que vive com o HIV há 11 anos, já acolheu, por meio da internet, mais de 25 mil pessoas de todo o país. Ambrós mora em Balneário Camboriú e foi o vencedor do concurso Desafio Universitário Empreendedor do Sebrae, conquistando o 1º lugar no estado de Santa Catarina e ficou entre os 10 melhores projetos do Brasil. O Posithividades pode ser acompanhado pelo Instagram @posithividades, pelo Youtube e pelo site e loja virtual www.posithividades.com.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: Sem reajuste da Petrobras,  gasolina aumenta R$ 0,21 em Santa Maria Anterior

VÍDEO: Sem reajuste da Petrobras, gasolina aumenta R$ 0,21 em Santa Maria

Vacinação contra a Covid-19 em ESFs teve movimento tranquilo nesta sexta-feira Próximo

Vacinação contra a Covid-19 em ESFs teve movimento tranquilo nesta sexta-feira

Geral